4 de março de 2010

Formação pela Escola: encontro define calendário de cursos a distância

Sex, 26 de fevereiro de 2010

ASCOM-FNDE (Brasília) - Os 27 coordenadores estaduais do Formação pela Escola, capacitação a distância nos programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), estarão em Brasília de 2 a 4 de março para participar de reunião técnica sobre as ações previstas para 2010. O programa visa formar profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos estaduais e municipais que lidam com a execução e o controle dos programas e ações educacionais financiados pela autarquia.
Em paralelo, outro encontro irá capacitar multiplicadores do Formação pela Escola na plataforma Moodle, ambiente virtual de aprendizagem usado nos cursos, e no Sistema de Informação do programa (Sife), ferramenta de gerenciamento.
Segundo a coordenadora nacional do Formação pela Escola, Donizeth Nogueira, devem ser capacitados 60 mil gestores em 2010. “Temos investido cada vez mais no aprimoramento do ensino a distância”, afirma.
Videoconferência - Como exemplo, cita a implantação de videoconferência no FNDE, o que trará economia e maior alcance para as ações do Formação pela Escola: “Apesar de as capacitações serem a distância, há também momentos presenciais. Nestes casos, as videoconferências são uma ótima alternativa às viagens”. O Fundo vai buscar parcerias com universidades e secretarias de educação para viabilizar a infraestrutura de videoconferência nos estados.
Para que estados e municípios tenham acesso aos cursos do Formação pela Escola, os gestores de educação devem indicar essa necessidade nos seus Planos de Ações Articuladas (PAR). Os participantes seguem um módulo obrigatório de competências básicas e, depois, conforme sua área de atuação, optam pelos seguintes módulos temáticos: Programa Dinheiro Direto na Escola, Programas de Transporte do Escolar, Programas do Livro, Programa Nacional de Alimentação Escolar e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Ainda neste ano também serão oferecidos os cursos sobre prestação de contas e PDE Escola.
Serviço:Reunião técnica do programa Formação pela EscolaPeríodo: 2 a 4 de março de 2010Local: SBS, Quadra 2, bloco F, Edifício FNDE, 13º andar – Brasília/DF

Nenhum comentário: