23 de outubro de 2009

Telinha na Escola exibe vídeos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O projeto Telinha na Escola, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Rondônia(Seduc), em parceria com o Instituto Vivo e ONG Casa da Árvore, foi um dos convidados a fazer parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece até o dia 25, em Porto Velho. O evento é coordenado pela Gerência de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), em parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT).
No dia 23, sexta-feira, a coordenadora do projeto, Rita Lindomar, apresentará quatro vídeos produzidos por alunos das escolas Flora Calheiros e Marcelo Cândia. Serão eles “A vingança da sacola plástica”, “A imagem do amor”, “O roubo” e “A minhoca e o leão”. Os vídeos têm duração entre 54 segundos a 1 minuto e 17 segundos e foram produzidos durante as aulas do projeto. Todos eles utilizaram a técnica storyboard e foram editados no programa movie maker.
O vídeo “A vingança da sacola plástica” foi realizado pelos alunos Diego Lopes (17 anos), Dionatan Vasconcelos (18 anos) e Álef da Silva (15 anos), alunos do Flora Calheiros. Ele conta a história de uma sacola plástica que foi jogada em rio. Enfurecida, ela quis se vingar, asfixiando o seu malfeitor. “A imagem do amor” foi produzido por Débora Lima (18 anos), Michele Aguilera (17 anos) e Leidiane Melo (17 anos), da Escola Flora Calheiros. O vídeo conta a história de uma jovem que se encanta por um rapaz que decide deixá-lo depois de um pedido de casamento, mas acaba se arrependendo no final. Já o vídeo “O roubo” trata de um assalto, com direito à perseguição, brigas, morte do bandido e vítima ligando pro SAMU. Ele foi produzido pelos alunos Rafael Anconi (15 anos), Demetrius Fornazier (15 anos) e Gabriel Perote (16 anos), alunos da Escola Marcelo Cândia. “A minhoca e o leão” conta com desenhos feitos por alunos da Escola Estela de Araújo, produzidos e editados pelos alunos Myke do Nascimento (17 anos) e Renata de Moura Fé (17 anos), da Marcelo Cândia. Mostra um encontro entre uma minhoca e um leão. Os jovens que produziram estes vídeos estão entre o 9º ano do Ensino Fundamental Regular e o 3º ano do Ensino Médio Regular.
O Telinha na Escola foi lançado em agosto deste ano em Porto Velho e propõe aos alunos e professores da rede estadual de ensino uma nova forma de aprendizagem ao utilizar novas tecnologias no ambiente escolar. De forma piloto, duas escolas estaduais, Flora Calheiros (matutino) e Marcelo Cândia (vespertino), participam do projeto que conta com seis professores selecionados e capacitados para praticar a metodologia de filmagem, produção de roteiro, edição e distribuição de vídeos por meio de aparelhos celulares a 40 estudantes, de 14 a 16 anos.
O Telinha na Escola é executado pela Seduc, baseado em treinamento, suporte e metodologia desenvolvida pela ONG Casa da Árvore, de Tocantins, com apoio e concepção do Instituto Vivo. O Instituto investe em projetos de educação e geração de oportunidades de trabalho e renda para jovens com e sem deficiência visual em todo o país. Hoje, alinhado à missão da Vivo – criar condições para que o maior número de pessoas possa se conectar, a qualquer momento e em qualquer lugar, possibilitando viver de forma mais humana, segura, inteligente e divertida –, o Instituto Vivo conecta pessoas e desenvolve redes por meio de quatro programas: Rede Vivo Educação, Rede Vivo de Inclusão Social; Rede Vivo de Voluntariado e Rede Vivo de Gestão Social. No caso do projeto Telinha na Escola, o vínculo é com a Rede Vivo de Educação, que tem como objetivo conectar pessoas que pensam a respeito de uma nova educação na sociedade em rede e em como as tecnologias móveis podem contribuir com esses novos processos educativos.

Ficha técnica :

A vingança da sacola
plástica
Duração:1 minuto
Roteiro: Diego Lopes
Narração: Diego Lopes
Desenho: Diego Lopes
Produção/gravação: Dionatan Vasconcelos e Álef da Silva
Coordenação:Rita Lindomar

A imagem do amor
Duração: 1 minuto e 07 segundos
Roteiro: Débora Januário
Edição: Michele Aguillera
Produção: Leonara
Narração: Débora Januário Lima
Direção: Leidiane Melo
Coordenação: Rita Lindomar
O roubo
Duração: 54segundos
Roteiro: Rafael Anconi e Demetrius Fornazier
Apoio: Gabriel Perote
Coordenadores: Antonio de Moura Fé
A minhoca e o leão
Duração: 1 minuto e 17 segundos
Dublador: Myke do Nascimento- Leão
Dubladora: Renata Candida de Moura Fé -minhoca
Colaboradores: Antonio de Moura Fé
Fonte: Assessoria

Nenhum comentário: