23 de outubro de 2009

Trabalhos dos laboratórios de informática são apresentados pela Seduc


O evento de Socialização dos Trabalhos Desenvolvidos nos Laboratórios de Informática teve sua solenidade de abertura nesta sexta-feira (23), às 8h00 no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho, com os trabalhos prosseguindo até as 12h00. O foco estará na mostra "Uso das Tecnologias nas Escolas Públicas de Rondônia". O evento é promovido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional de Porto Velho, subordinado a Gerência de Projetos Especiais da Seduc, com a participação dos Núcleos Tecnológicos de Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena e equipe pedagógica da Representação de Ensino (REN) de Ariquemes. *
Maranei Rohers Penha, gerente de Projetos Especiais (GPE/Seduc), representando a secretária Marli Cahulla, traçou um paralelo entre este evento e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem). O Projovem Urbano destina-se a promover a inclusão social de jovens brasileiros de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental, buscando sua reinserção na escola e no mundo do trabalho, de modo a propiciar-lhes oportunidades de desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania. “Estive visitando o Projovem ontem e vi muita garra nos estudantes que não puderam freqüentar o ensino fundamental na época “considerada como normal”. Aqui neste evento a situação é diferente. Todos estão tendo a oportunidade no tempo tido como ideal. Os jovens desta faixa etária precisam ser estimulados por professores apaixonados pelo que fazem, pois o mercado de trabalho tem muitas vagas para aqueles que estão bem qualificados” – enfatizou a gerente de projetos especiais.
Por sua vez a gerente de Educação Sônia Casimiro observou a importância da divulgação de ações como esta. “Projetos desta natureza só são reconhecidos se tiverem a continuidade que a Seduc sempre garantiu. São ações que devem ser mostradas durante reuniões com os pais e encontros com a comunidade. Adquirimos 42 laboratórios de Mesas Educacionais, cuja capacitação de pessoal está sendo desenvolvida de forma paralela em outro evento neste hotel. Aproveitem para visitar o local e conheçam os equipamentos” – arrematou a gerente de Educação.
Falando sobre ciência e tecnologia (e mais especificamente de informática) Valmir Souto, coordenador do Programa de Tecnologia Educacional (PTE) considera importante expor as produções realizadas nas escolas por alunos e professores. “Ações como esta são a semente fomentadora para a produção de profissionais que poderão contribuir com conhecimentos científicos para o atendimento das necessidades humanas” – disse o coordenador. Percília Pantoja, coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) e Maria Bethânia Borges Costa, coordenadora de Mídias e TV Escola da Representação de Ensino (REN) de Ariquemes também prestigiaram a solenidade de abertura. O encontro contará com apresentação de projetos relevantes executados por professores e alunos que envolvem tecnologia nas escolas. São trabalhos de escolas das cidades de Ji-Paraná, Rolim de Moura, Vilhena, Ariquemes e Porto Velho.
Mesas Educacionais – As autoridades educacionais que compuseram a mesa de abertura dos Trabalhos Desenvolvidos nos Laboratórios de Informática aproveitaram para fazer rápida visita à sala de formação do pessoal para as Mesas Educacionais. “O treinamento é intenso. É preciso muita atenção para que sejamos multiplicadores capazes de atender e até mesmo superar as expectativas das crianças” – disse Claudete Mendes, coordenadora Pedagógica da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Migrantes, de Ariquemes.
Fonte: Assessoria

Nenhum comentário: