4 de outubro de 2009

COMO O COMPUTADOR PODE AJUDAR OS PROFESSORES E ALUNOS


Um grupo de especialistas americanos acaba de examinar 99 estudos, feitos na última década pelos mais renomados centros de pesquisa de lá, que giram em torno de uma mesma questão: todos eles se propuseram a investigar em que medida o computador tem contribuído para elevar o nível de ensino e abrir horizontes na sala de aula. A resposta traz à luz um fato que deve ser considerado seriamente por quem trata da educação – também no Brasil. Descobriu-se, afinal, que já é freqüente que os estudantes aprendam mais em aulas e atividades educativas on-line do no velho modelo de giz e quadro-negro.

Essa constatação faz pensar, em primeiro lugar, que a escola de hoje – em muito ainda semelhante às do século XIX – precisa avançar, urgentemente, de modo a tornar-se mais atraente e próxima da zona de interesses dos alunos. Também levanta uma reflexão sobre a necessidade de se aplicar mais tecnologia na sala de aula. Não entenda-se por isso instalar meia dúzia de PCs na escola e incluir na grade de matérias convencionais aulas de informática. Já está provado que esse tipo de iniciativa ajuda pouco – ou nada.

O que faz diferença, aí sim, é abrir aos alunos a possibilidade de que aprendam em rede e exercitem o que nos melhores centros de produção científica do mundo é chamado de trabalho colaborativo – modalidade em que o conhecimento vai sendo esculpido e aprimorado em grupo. É a melhor contribuição que a internet pode dar ao ensino. No Brasil, no entanto, os computadores disponíveis nas escolas costumam se prestar justamente às velhas aulas de informática, quando não ficam lacrados numa sala, sem serventia nenhuma. Com algum treinamento, os professores poderiam tirar infinitamente mais proveito deles. Seria, como mostram as presentes pesquisas, de grande valor para a educação.

Foto: PDS Palooza.

http://veja.abril.com.br/40anos/blog/monica-weinberg/

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