1 de outubro de 2009

PROJETO ALUNO MONITOR É IMPLANTADO


Com iniciativa do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), será realizado o “Programa Aluno Monitor”, com duração de três meses e carga de 180 horas – sendo 172 horas via internet e oito na forma presencial. Nos três meses de duração do curso, o aluno terá direito a uma bolsa incentivo mensal no valor de 100 reais. O público alvo é formado por alunos de 13 a 17 anos.* O objetivo é criar oportunidade a alunos e professores de escolas públicas de acesso a qualificação no âmbito das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Com relação às TIC’s o programa tem as finalidades específicas de promover seu uso nos projetos de desenvolvimento do Ensino Médio; Ensino e Aprendizagem em Escolas Públicas; Acesso de alunos e professores a ambiente virtual de aprendizagem; Fomento de espaços de debate; Ampliar a aprendizagem sobre inserção e uso das TIC’s na Educação Básica; Formação para o gerenciamento de laboratório de informática; Desenvolvimento de habilidades no uso qualitativo da internet e Qualificação para o mercado de trabalho.
O programa será desenvolvido nos quatro Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE's) localizados em Porto Velho, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena, responsáveis pela formação pedagógica de professores e pelo suporte técnico dos Laboratórios e Informática Educativa- LIE's. Em Porto Velho serão atendidos 15 alunos oriundos de cinco municípios, com início previsto para 1º de outubro; em 6 de outubro o pólo de Vilhena inicia programa para 10 alunos, de sete municípios; Rolim de Moura atenderá também a 10 alunos, provenientes de 11 cidades, iniciando o programa em 7 de outubro, e, por fim, o núcleo de Ji-Paraná, que a exemplo das duas últimas cidades, também disponibilizará o programa para 10 estudantes, vindos de nove municípios.
“Os alunos capacitados darão suporte aos professores nos laboratórios de informática, podendo funcionar também como multiplicadores para outros alunos. As novas gerações têm muita facilidade para lidar com o mundo da informação, pois já nasceram num período de uso intenso dos computadores. Esta vantagem não pode ser desperdiçada” – concluiu Valmir Souto, coordenador do Programa de Tecnologia Educacional.

Fonte: Assessoria/SEDUC

Nenhum comentário: