5 de maio de 2011

Tecnologia



Segundo Beatriz de Paula Souza psicóloga e mestre em psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da USP (IPUSP) o analfabetismo, notadamente nos grandes centros urbanos vem se tornando crescentemente um importante fator de exclusão social, com todos os riscos implicados, como o aumento da violência, por exemplo.

Numa sociedade em que a tecnologia desenvolve-se rapidamente, dispensando cada dia mais os trabalhos não qualificados, o nível mínimo de escolarização exigido vem subindo de patamar. Inserir-se no mercado de trabalho sem o certificado de conclusão do ensino fundamental é tarefa cada vez mais difícil.

Ler muito pouco ou quase nada é, a partir do início da adolescência, um fator de risco social e de vulnerabilidade frente aos apelos da criminalidade. O analfabetismo é fator de exclusão também da possibilidade de acesso a um oceano de informações, numa sociedade letrada como a nossa. Por exemplo, exercer um papel ativo frente aos instrumentos e ferramentas da informática, que vêm se fazendo presentes no cotidiano do cidadão comum, torna-se praticamente impossível.




A tecnologia esta se desenvolvendo cada vez mais e facilitando a vida das pessoas e é imprescindível nos dias de hoje. Por exemplo, podemos acessar nossa conta bancária e fazer pagamentos pela internet, realizando muitas tarefas sem precisar sair de casa ou do escritório nem perdendo tempo em filas ou com a locomoção.



Os telefones celulares podem ser usados para a comunicação verbal, envio de mensagens escritas, jogar, ler notícias - alguns até são minicomputadores. Enfim, as inovações tecnológicas nos ajudam a viver melhor. Mesmo assim algumas pessoas desconfiam delas. Ao mesmo tempo, quando têm de usar as facilidades do mundo moderno, perguntam-se como agüentaram tanto tempo sem aquilo.



De certa forma podemos comparar nossa relação com a tecnologia com o relacionamento do homem com Deus. Ou seja, com Deus nossa vida é incomparavelmente melhor. Mas mesmo assim como alguns desconfiam da tecnologia, muitos ficam intrigados com a “facilidade” para ter a vida com Deus e tudo o que ela inclui.

Quem conhece Cristo, não entende mais como podia viver sem ele e da mesma forma quem conhece e utiliza as tecnologias da comunicação e da informação - TIC’s e o computador como uma ferramenta pedagógica também não conseguem mais ficar sem essa poderosa ferramenta no seu cotidiano. E o que acreditamos e trabalhamos para que cada dia mais as nossas escolas faça uso das Tecnologias para a melhoria da educação no Estado de Rondônia.



Texto: Iza Parra

Nenhum comentário: