5 de maio de 2011

Telinha na Escola retoma as atividades em Rondônia


O projeto, que está estimulando o uso pedagógico do celular, inicia as aulas de 2011 em duas novas escolas de Porto Velho.

A rotina das escolas Jorge Vicente Salazar (Cohab Floresta II) e da Escola São Luis (JK II) já começou a mudar com a chegada do projeto Telinha na Escola, desenvolvido pela ONG Casa da Árvore em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) e a empresa de telefonia Vivo. Em cada uma das unidades de ensino, uma turma de dez alunos, com idade entre 10 e 14 anos, aproveita o contraturno para aprender a produzir vídeos com telefone celular. A experiência de produzir conhecimento artístico e tecnológico dentro das escolas públicas tem o objetivo de ampliar o repertório cultural dos alunos e diversificar os recursos didáticos para o conteúdo curricular.

As aulas do projeto Telinha na Escola acontecem duas vezes por semana e são realizadas por uma equipe pedagógica formada por universitários do curso de Comunicação Social da Uniron, e pela educadora Ariadne Joseane, coordenadora pedagógica da Secretaria de Estado da Educação e especialista em Mídias. A oficina tem a duração de dois meses e neste período os alunos desenvolvem suas habilidades para a criação de roteiros, produção de áudio e vídeo, edição e compartilhamento. Como recursos didáticos, os educadores do projeto introduzem o uso de outras ferramentas do telefone celular como recurso didático, como a conexão sem fio, bluetooth e agenda, além de editores de imagem e texto. Os temas para as produções serão elaborados com a participação da equipe pedagógica de cada escola, para que o exercício de criação artística e de desenvolvimento tecnológico, também possa contribuir para o aprendizado formal dos alunos.


Para este ano outras três escolas da periferia de Porto Velho receberão o projeto. Em cada uma das unidades de ensino será oferecida a oficina de vídeo com celular para uma turma de dez alunos. O projeto Telinha na Escola acontece desde 2009 em Rondônia e já atendeu as escolas estaduais Petrônio Barcellos, Flora Calheiros, Marcelo Cândia, Rio Branco e Oswaldo Piana. “Tenho acompanhado a evolução do projeto, assim como os vídeos produzidos pelos alunos, e para a Vivo é uma grande satisfação poder contribuir e ver como alguns alunos em Porto Velho estão aprendendo melhor”, comentou Heriberto Liberatti, gerente regional da Vivo AC/RO.

As produções dos alunos estão disponíveis no blog do projeto
(www.telinhanaescolarondonia.blogspot.com).
Fonte: Assessoria de Comunicação Vivo


Nenhum comentário: