14 de maio de 2011

Blog do Confúcio Moura – Sabatina 14th maio, 2011| Publicado por: Admin

Alguns parágrafos do texto Sabatina

Vou fazer uma sabatina. Quer dizer – testar a taboada do 7 e do 9. É o que se tem que fazer. Sabatina quer dizer avaliar, medir, conferir. Eu mesmo tremia de medo da taboada. No meu tempo de primário ainda havia palmatória. E meu pai mesmo tinha a esta mania de conferir os filhos. Papel furado sobre as letras do alfabeto. Sobre sílabas. E pegava a taboada dos 7 de cima pra baixa e baixo pra cima. Quando errava, já sabia, ele me agarrava na orelha e dava aquele estirão fino de morrer. Era assim. Deus me livre!


Claro que hoje nem se poderia fazer o mesmo com nenhum aluno. Mas avaliar o conhecimento do aluno, um a um, aí sim, pode e deve ser feito. Estado inteiro, sempre, do professor também. Gravar uma aula para depois conferir e avaliar. Ver o nível de equilibrio da sala. A disciplina. Avaliar a escola, o diretor, e premiar os melhores. Dar prêmio para a melhor escola. Além de mais dinheiro, mais investimento nela. E a pior só ganharia alguma coisa mediante projeto pedegógico novo, e se fosse dando a conta gotas até que houvesse reação. A preparação continuada do professor, no chão da escola, ali mesmo, com a direção, supervisão, coordenação, orientação levando o treinamento a todos....


...Vejo, por exemplo, minha mulher a Maria Alice, médica de 35 anos de formada. Nunca a vi um ano sem viajar para congressos médicos, Brasil e fora dele, para aumentar mais o seu conhecimento em ultrassonografia e ginecologia. É assim. Ninguém que se formou em qualquer coisa pode ficar parado no tempo. Por exemplo, um médico depois de 20 anos sem aperfeiçoamento se transforma num rotineiro e raso. Já nem se pode mais considerá-lo médico. Assim, com o mesmo raciocínio, para todos as áreas. Todo mundo deve estudar depois de graduado. A formação básica lhe dá apenas a chave para abrir portas. E mais nada...


...Ouvi ontem num discurso, na posse do Dr. Everton como o novo Procurador de Justiça do Estado – mais ou menos assim: e eu que estou agora na administração pública, que decepção terei se nada fizer, pelo menos uma ação que possa de fato mudar o mundo para melhor. Ah! que Deus e o poderoso universo convirja suas forças para mim, para que umazinha apenas, e que seja grande, me permita ser útil a humanidade, que não seja humanidade, o Estado de Rondônia. Pra mim já será o máximo.


E a pergunta que faço aos meus servidores públicos, gerentes, diretores, secretários, enfim, todos, neste sábado, olhar pra trás e fazer um exame da semana que está terminando, o que foi feito, meus amigos, o que foi feito mesmo, na semana, para melhorar o nosso Estado. O que foi feito para dar melhores condições na escolas, nos hospitais, nas estradas, nas obras civis, no planejamento? Isto é sabatina. Conferir o que se fez e o que se sabe. Vamos em frente.

Um comentário:

Unknown disse...

ÓLA DOUTOR CONFUCIO GOSTARIA DE SABER QUAL O MOTIVO DA NAO CHAMADA DO SEGUNDO LUGAR DE ELETRICISTA DE CORRENTE CONTINUA NO CONCURSO DO DER DE ROLIM DE MOURA,SABENDO QUE O PRIMEIRO LUGAR NAO ASSUMIU, A PRIMEIRA CHAMADA DO CONCURSO TERIA QUE CHAMAR JA QUE O ORGÃO NAO TEM,OU O SENHOR VAI CHAMAR NA PORTARIA DEIXANDO DE LADO O CONCURSO POIS NAS CAMPANHAS O SENHOR PRONUNCIO VARIAS VEZES QUE PORTARIADO NAO É SERVIDOR PLÚBICO.