16 de dezembro de 2009

Seduc abre Encontro do Proinfo: mais investimentos e modernização das escolas















“É inquestionável a necessidade de enriquecer o processo didático pedagógico com a inserção da informática no processo de ensino e aprendizagem. A modernização em nossa rede estadual de ensino está chegando, mas as escolas precisam estar preparadas. Precisamos analisar minuciosamente esta questão, para que esse acesso à informatização aconteça mais rapidamente.” Com estas palavras o Secretário Adjunto da Seduc, Pascoal de Aguiar, abriu o II Encontro de Formadores do Proinfo – Programa Nacional de Informática na Educação, no Rondon Palace Hotel, na manhã nesta quarta-feira (16), em Porto Velho. *

O evento terá a duração de três dias e o objetivo é avaliar as atividades de formação continuada desenvolvidas durante o ano de 2009, além de planejar as ações para 2010 e promover a integração e troca de experiências entre os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE’s). Participam do evento coordenadores, formadores e técnicos dos quatro NTE’s das cidades de Porto Velho, Rolim de Moura, Ji-Paraná e Vilhena, totalizando 120 participantes.

Segundo o secretário adjunto, hoje 43 milhões de reais estão sendo investidos na informatização e modernização das escolas. “Além disto, 18 projetos já foram finalizados e encaminhados para a Superintendência Estadual de Licitações do Estado (Supel) e 62 obras estão em andamento na rede estadual”, informou.

Para Pascoal “o Programa Nacional de Informática na Educação avançou, mas precisa avançar mais ainda e para isso a Seduc está acompanhando de perto”. O secretário ressaltou ainda que a falta de profissionais na área de informática será suprida com o concurso público para professores em janeiro de 2010, com data prevista para a divulgação do edital em 17 de janeiro.

O professor Pascoal representou a secretária Marli Cahulla, que viajou para Rolim de Moura para participar da Feira Estadual de Alunos Empreendedores. Pascoal repassou aos presentes a informação de que a secretária estava muito feliz com os resultados obtidos no último encontro e reiterou sua grande satisfação com mais esta edição do Proinfo, certa de que muitas alternativas serão encontradas para promover a informatização nas escolas.

O Coordenador do Programa de Tecnologia Educacional (PTE), Valmir Souto, falou em seguida dando início a programação do encontro que encerra na sexta-feira (18). Participou também da formação da mesa a Gerente de Projetos Especiais, Maranei Rohers.

Nenhum comentário: