7 de agosto de 2009

ESCOLAS ADOTAM USO DIDÁTICO DO CELULAR

Lançado nesta terça (04), em Porto Velho-RO, o projeto Telinha na Escola vai unir tecnologia, arte e educação através do uso dos aparelhos e serviços de telefonia móvel como ferramentas de apoio pedagógico.

De repente a história mudou. O vilão, que desde o seu aparecimento vinha tirando o sossego de professores, distraindo a atenção dos alunos e até preocupando os pais, agora virou o mocinho. O enredo não se refere a uma personagem cinematográfica, mas sim ao telefone celular, que agora estará presente em escolas da rede pública estadual de Rondônia, como instrumento pedagógico.
A iniciativa, denominada Telinha na Escola, é o resultado da parceria entre a Secretaria Estadual de Educação de Rondônia, o Instituto Vivo e a Casa da Árvore Projetos Sociais, ong sediada no Estado do Tocantins responsável pelo desenvolvimento da metodologia de incentivo ao uso da arte e das tecnologias de informação, comunicação e mobilidade como estratégia de desenvolvimento social. O Termo de Cooperação Técnica envolvendo as três entidades foi assinado nesta terça-feira (04), em Porto Velho, capital de Rondônia.

A partir deste mês, uma equipe de seis professores irá iniciar o curso de vídeos de bolso, onde os alunos irão desenvolver habilidades técnicas e artísticas para criar roteiros, produzir, editar e distribuir obras audiovisuais apenas com o uso de aparelhos celular, e assim, enriquecerem planejamentos de aula e realização de pesquisas escolares. Os educadores passaram por uma qualificação promovida pela ong Casa da Árvore e pelo o Instituto Vivo e já integram a Rede Vivo de Educação. Os núcleos escolares ficam nos colégios Flora Calheiros e Marcelo Cândia, na periferia da capital rondonense, e foram equipados com 6 aparelhos Nokia N95, internet e o Manual de Vídeo de Bolso, a primeira publicação didática nacional que reúne teoria e atividades práticas para aprendizagem desta nova linguagem audiovisual, desenvolvida pela Casa da Árvore Projetos Sociais.

Os 40 estudantes com idade entre 14 e 18 anos que vão fazer parte da primeira turma do Telinha na Escola acompanharam o lançamento oficial do projeto e não conseguiam esconder a ansiedade de começar a mergulhar nesse universo de tecnologia e arte dos vídeos de bolso. “Quero aprender e ensinar aos meus colegas o conhecimento que adquiri. O projeto vai me ajudar a interagir em grupo e também já estou pensando na minha profissão, pois quero ser jornalista e as aulas vão contribuir para meu aprendizado na minha futura profissão”, confessou Aline dos Reis, estudante do segundo ano da escola Marcelo Cândia.

Para os educadores, a capacitação inicial serviu como o primeiro passo para conhecer e poder transitar melhor no universo digital em que está imerso esse “novo aluno”, conectado com as redes de relacionamento virtual, aos blogs e aos espaços colaborativos como o youtube e o myspace. “A escola tem que ser tão interessante como o mundo lá fora. Estimular esses jovens a usarem todos esses recursos, como também a produção audiovisual, para contribuir no processo de aprendizagem é uma estratégia para que eles construam esta nova escola”, destacou Pricila Lima, educadora da Casa da Árvore Projetos Sociais . Já a coordenadora pedagógica da Secretaria Estadual de Educação, Irany Freire, espera que “o Telinha na Escola’ oportunize o desenvolvimento criativo dos alunos da rede pública e estimule a responsabilidade e competências destes jovens”.
Outros projetos

O projeto Telinha na Escola é fruto do desdobramento da metodologia desenvolvida pelo projeto Telinha de Cinema, realizado pela ONG Casa da Árvore e apoiado pelo Instituto Vivo desde 2007. O projeto começou como uma escola de vídeos de bolso, com aulas de história do cinema, técnicas de roteiro, produção, direção e edição. Ainda este semestre será iniciada as atividades do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação do Telinha de Cinema. Formado por um grupo de 10 jovens que já passaram pelo curso de vídeos de bolso, o novo núcleo irá desenvolver produtos e serviços inovadores para o mercado, com base nas tecnologias de informação e comunicação, como o marketing bluetooth, transmissão scream e o uso de mídias locativas. Em 2009 serão atendidos 150 alunos entre o Telinha de Cinema e Telinha Sonora.

Fonte: ONG Casa da Árvore

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