22 de agosto de 2009

AULA INAUGURAL DO CURSO TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO-PUC

Durante todo o dia de hoje, 22/08/2009, nas dependências do Hotel Rondon em Porto Velho-Rondônia foi ministrada a primeira aula inaugural do curso de pós-graduação Latu Sensu Especialização Tecnologias em Educação da PUC (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) sob a coordenação das Representantes da PUC Gianna Roque (coord.de avaliação e acompanhamento) e Simone Bernardo (coord. de Desing didático), que participaram da solenidade de abertura juntamente com o coordenador do Programa de Tecnologia Educacional/PTE Valmir Souto, a gerente de Projetos Especiais/GPE, Maranei Rohers Penha naquele ato representando a secretária de Educação Marli de Oliveira Cahulla.

Contamos com a presença de aproximadamente 200 cursistas do Estado incluindo capital e interior .
As 8 horas deu início a cerimônia de abertura com a composição da mesa pelos representantes de cada instituição, execução do hino de Rondônia, fala dos componentes da mesa e boas vindas ao cursistas.
Em seguida foi passado a coordenação dos trabalhos para a representante da PUC Gianna que explanou sobre a apresentação do curso, objetivos, importância de um curso à distância, apresentação dos vídeos dos coordenadores e organizadores do curso tanto na PUC quanto na SEED/MEC:
  • Secretário de Educação à Distância-Sr.Carlos Eduardo Bielschowsky;
  • Reitor da Pontifícia Universidae Católica do Rio de Janeiro;
  • Coordenadora Acadêmica do Curso-Sra. Gilda Helena Bernardino de Campos;
  • Representante do Departamento de Educação-Sra. Maria Aparecida Mamede Neves.

Após a apresentação dos videos, foi solicitado pela representante da PUC a presença dos formadores responsáveis pelos NTEs de Rondônia para apresentação aos cursistas, em seguida seguiu-se a pauta abaixo:

  • Intervalo para o café foi explicado toda a dinâmica do curso em EAD e do material a ser recebido pelos cursistas que será entregue ao NTE/PVH e depois repassado aos NTEs do interior (Ji-Paraná, Vilhena e Rolim de Moura), além de Porto Velho, pela coordenação local.
  • Após o almoço foi mostrado o ambiente e-proinfo, suas ferramentas e como navegar neste ambiente de aprendizagem colaborativo.
  • A coordenadora da PUC demonstrou através do ambiente o que é estudar à distância, o perfil do aluno EAD, netiqueta, normas de conduta e outros.
  • No final da tarde houve a apresentação da estrutura do curso, das disciplinas, tempo, cronogramas das disciplinas;
  • Apresentação da estrutura de acompanhamento (mediadores, formadores, suporte)
  • apresentação da Instituição PUC através de um histórico desde sua fundação até os dias de hoje.
  • Apresentou ainda alguns projetos de multimídias criados pela PUC na disciplina de Química em audio, vídeo e softwares voltados para o trabalho do professor em sala de aula .

Destacamos o apoio do cerimonial da SEDUC, da equipe do NTE: Percília, Elenilda, Boniek, Silvio, Lenilza, Perpétua, Edilene, Djair, Rita Lindomar e todos que direta ou indiretamente contribuiram para que este evento fosse um sucesso.

Nós do PTE/NTE desejamos à todos sucesso, para tanto sabemos que terão dedicação e sabedoria para gerenciar seu tempo superarando os obstáculos. Juntos conquistaremos novos horizontes para o uso das tecnologias educacionais no estado de Rondônia. Nós que somos "bravos pioneiros" desta amada terra temos em nossas mãos a tarefa de inserir em cada escola deste estado a tecnologia em prol da Educação de nossos alunos, fazendo de nossa prática um momento dinâmico.

Sucesso á todos!!!



Nenhum comentário: