15 de junho de 2011

O RECADASTRAMENTO É UMA CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA : )


Antes de tudo, em nome da equipe composta pelo pessoal da GTI, PTE e NAM gostaríamos de expressar nossa gratidão a todo o pessoal lotado nas Representações de Ensino pelas quais passamos até o momento: Ariquemes, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Presidente Médici, Rolim de Moura, Novo Horizonte, Nova Brasilândia e São Miguel do Guaporé. Em todos esses lugares fomos muito bem recepcionados e podemos contar não só com o apoio, mas também com a disposição e a compreensão dos servidores da REN, secretários e diretores de escolas.

No caso das últimas Representações mencionadas chegamos já à noite, e mesmo tendo ultrapassado o horário de trabalho, encontramos lá as pessoas esperando pela nossa chegada e, mais do que isso, dispostas a nos auxiliar nessa tarefa de conhecer os nossos colegas de trabalho.

Na segunda-feira última, quando iniciamos essa jornada, tínhamos em mente que algumas dúvidas e sugestões surgiriam e que, ao fim do nosso trabalho o aspecto inicial do formulário eletrônico de recadastramento ‘sofreria algumas alterações’. No momento eu não utilizaria esses termos. Diria que o formulário de recadastramento está passando por um intenso processo de aperfeiçoamente. E isso só foi possível ouvindo atentamente e dialogando com todo esse povo que tem fome e sede de ver as nossas escolas e administração funcionando melhor. Esse primeiro momento de diálogo foi enriquecedor!
Por falar nisso, vamos conferir as novas contribuições feitas por nossos colegas?

·         Ao ser preenchido o campo com o INEP da escola onde o servidor está lotado o site identifica automaticamente pelo código o nome da escola (essas informações podem ser feitas utilizando-se o banco de dados do censo);

·         Inserir campos para que o professor indique o seu número de aulas extras – caso haja;

·         Incluir um campo onde o servidor possa informar possa informar se está de licença prêmio, licença maternidade, licença sem remuneração, afastamento para cursar mestrado, etc.

·         O servidor que tem uma data de admissão em sua carteira de trabalho e uma que difere dessa no contra-cheque deve informar a da carteira e, através de memorando, solicitar a alteração da data que consta no contra-cheque de modo a evitar distorção de informações e possíveis percalços na hora da aposentadoria;

·         Trocar o campo onde aparece “Gerência” por “Município”;

·         Abrir possibilidades de MATRÍCULA – para servidores com contrato com o estado, CADASTRO, no caso dos municipais que prestam serviços à SEDUC e SIAPE – servidores federais;

·         Quando a lotação do servidor for ESCOLA, abrir campo abaixo para informar MUNICÍPIO e só depois o INEP;

·         Todos os cadastros serão consolidados e posteriormente filtrados por REN, MUNICÍPIO e ESCOLA. Esses dados consolidados serão enviados aos Representantes, que deverão, por sua vez, enviá-los às suas respectivas escolas. A direção da escola será incumbida de averiguar os dados concernentes ao CARGO e FUNÇÃO do servidor. Isso será necessário porque cada servidor é responsável pelo seu próprio cadastro, mas pode omitir um dado importante.

Um possível exemplo mencionado na reunião: o servidor é concursado o cargo de AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS, mas está na função de SECRETÁRIO de uma escola – ou seja, está em desvio de função - , mas na hora do recadastramento esse servidor informa que está na função que compete ao cargo de serviços diversos. A confirmação do diretor e do representante só viria a respaldar as informações prestadas;
·         Os servidores que são do quadro estadual, mas são oriundos de outras secretarias do estados devem informar, em campo a ser aberto, sua secretaria de origem; os que estão prestando serviço fora do município ou estado devem – também em campo a ser aberto – informar MUNICÍPIO, ESTADO, ÓRGÃO/ENTIDADE para o qual está prestando serviço e um telefone para contato;

·         O campo DATA DE LOTAÇÃO – no caso dos professores lotados nas escolas deve ser facultativo;

·         Abrir campo para que possa ser inserido um COMENTÁRIO as vistas de sanar possíveis dúvidas com relação a situação funcional do servidor – campo facultativo;

·         Como o professor deve informar a quantidade de aulas que está trabalhando numa determinada escola será aberto campo ‘de marcar’ com todas as disciplinas existentes para que ele informe qual ou quais leciona;

·         Averiguar como deve ser feito o cadastramento de um professor que tem apenas um contrato de 40h, a título de exemplo, e está lotado 20h em uma escola estadual e 20h em uma escola municipal – caso de escolas rurais e quilombolas.

Essas foram por enquanto as sugestões coletadas, mas continuamos abertos até o dia 19 de junho para receber todos os demais casos que não se encaixarem nesses acima e anteriormente descritos. Lembre-se: no dia 20 de junho o recadastramento já começará a ser feito.

CONTATOS PARA O RECADASTRAMENTO
Gerência de Tecnologia da Informação – GTI/SEDUC
3216 5333 – gti@seduc.ro.gov.br
Gerente: Lucivânio Campelo de Albuquerque 

Programa de Tecnologia Educacional – PTE/SEDUC
3216 5306 – pte@seduc.ro.gov.br
Subgerente: Paulo Eduardo da Silva de Vasconcelos
Núcleo de Apoio aos Municípios – NAM/SEDUC
3216 5331/5298 – marcosaraujo@seduc.ro.gov.br
Sub-gerente: Hudson Goes Caetano
www.seduc.ro.gov.br/nte/recadastramento (no momento apenas uma página de testes)
0800 647 5333

 

Texto: Djair de Souza
Fotos: Iza Parra 

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