2 de junho de 2011

Formação pela escola em Presidente Médici - Módulo PNAE

Aconteceu hoje (01/06) no auditório da REN de Presidente Médici formação do módulo do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE do Programa Formação Pela Escola. Na abertura a tutora Marinalva Caetano dos Santos deu as boas vindas e em seguida o Coordenador Estadual do Programa Formação Pela Escola Professor Magno Martins explanou a respeito da problemática enfrentada nos dias de hoje do desvio de recursos na merenda escola. Na oportunidade Magno enfatizou que os professores devem denunciar e sugerir mudanças na conjuntura da escola em que atua. Podemos perceber grandes inovações a partir da participação ativa dos profissionais da educação no dia a dia da escola.Martins citou como exemplo o estado de Goiás que denunciou a ausência de merenda escolar para o ensino médio e hoje as escolas de ensino médio do Brasil recebem merenda escolar.


O principal objetivo do programa Formação pela escola é inibir a corrupção na escola. Com a gestão democrática que em breve será implantada em Nosso Estado o diretor será escolhido pela comunidade escolar, e esse diretor deverá ser ético, mas também deve ser competente, gerir o dinheiro público exige vários conhecimentos e esse programa vem de encontro as nossas necessidades. Vivemos na era da transparência e da cooperação e a gestão de nossas escolas deve primar por essas duas tendências.


Em seguida foi passado um vídeo do CQC que mostra como deve ser o papel do cidadão no exercício da sua cidadania. “Porque quem anda errado com certeza mais cedo ou mais tarde será denunciado”; diz Martins. A ética deve estar na direção da escola e na observância dos funcionários da educação que ali atuam de como está sendo utilizados os recursos.

Informou ainda que o MEC disponibilizou sites em que a Prefeitura deverá demonstrar os gastos feitos.

Na seqüência foi apresentado um slide do PNAE, formação de grupos para estudo das unidades 4 e 5, socialização, postagem da atividade no Moodle e alguns questionamentos que foram todos respondidos pela tutora e pelo coordenador estadual do Programa. Sendo sanadas as dúvidas foi encerrada a formação e na oportunidade o Professor magno agradeceu a presença de todos e pediu para que todos se empenhem em seus estudos, procurando se aprofundar cada dia mais nos programas desenvolvidos pela escola.

Texto e Fotos: Iza Parra

Nenhum comentário: