17 de junho de 2011

A contribuição do cone sul ao recadastramento

 
Quinta-feira, 16 de junho de 2011, nossa missão teve continuidade nas visitas aos municípios de Cabixi e Cerejeiras, parte da região conhecida no nosso estado como cone sul. Para chegar lá percorremos uma sinuosa rodovia, a qual desvelava a cada curva a grandiosidade de suas belíssimas paisagens tropicais, ainda mais belas no retorno quando já estava sendo tocada pelos últimos raios de sol.

Nesse trecho encontramos o município de Colorado do Oeste em comemoração pelo seu aniversário de instalação, então seguimos para Cabixi onde fomos recebidos na escola EEEFM Padre Anchieta, a qual tem dentro do prédio do Projeto Alvorada um excelente laboratório de informática: impecavelmente limpo e organizado, com 25 computadores funcionando, duas impressoras, boa conexão com internet e, aquilo que consideramos imprescindível para assegurar o que foi citado anteriormente, com professoras coordenadoras atuantes, capazes e apaixonadas pelo que fazem. Fizeram parte dessa reunião os representantes das escolas urbanas do município, do CEEJA e dos distritos de Planalto e Estrela.

Nesse momento de nossa jornada já nos habituamos a dizer aos participantes do nosso cadastramento que saímos de Porto Velho com um ‘esqueleto’ do formulário de recadastramento e à medida que avançamos pelos municípios a esse esqueleto vai sendo agregado órgãos, músculos, pele, cabelo, enfim, vai ganhando a proporção de um corpo perfeito. Em cabixi esclarecemos as dúvidas dos participantes, discutimos o que já havia sido proposto pelos servidores das outras representações e colhemos as novas sugestões dos participantes.

Ao fim da reunião, a professora Clarita, da REN local, se dispôs a repassar o que foi debatido na reunião ao pessoal de Colorado que, pela razão mencionada acima, não puderam nos receber.

Daí, partimos para o município de Cerejeiras, onde nos reunimos com diretores, secretários de escolas e servidores da REN para um debate muito produtivo e esclarecedor especialmente porque as maiores dúvidas giravam em torno de questões contratuais, momento em que o imprescindível conhecimento do Marcos Vinicius, do NAM, foi vital. Participaram também desta reunião representantes de Chupinguaia e distritos.

Tomadas as devidas notas, ao fim da reunião o gerente da GTI, como tem feito ao longo dessas visitas, destacou a importância do uso do Spark e do e-mail institucional. Informou aos participantes também que a SEDUC está se empenhando na melhoria da conexão com a internet, que devido a sua baixa velocidade tem sido motivo de freqüentes queixas por parte dos usuários, especialmente em tempos de lançamento de informações no censo.

Além da produtividade resultante do debate, a nossa visita a Cerejeiras causou boas surpresas a uma integrante da nossa equipe, a professora Iza Parra. Ela que muito tempo atrás havia morado e trabalhado no município se emocionou ao encontrar antigos companheiros, amigos e ex-alunos. Não é necessário dizer que os primeiros minutos foram despendidos com recordações e muitos abraços.

Que fique registrado aqui o nosso sincero agradecimento às preciosas contribuições de nossos correligionários, a sua receptividade e disposição sempre evidenciando o comprometimento de transformar a educação. 

Abaixo as sugestões para melhoria do recadastramento:
•    Criar campo para o pessoal administrativo informar as horas extras, caso haja;
•    Abrir campo para que os servidores da REN ou SEDUC informar se possuem CDS e o número.

Texto: Djair de Souza
Fotos: Iza Parra

Nenhum comentário: