3 de maio de 2011

Escola Rio Branco participa do Encontro Oi Tonomundo em Goiás


Representando a Escola Estadual Rio Branco de Porto Velho, as professoras Maria Aldenira Coutinho e Ana Claudia Ribeiro participaram do encontro OI Tonomundo que teve como objetivo buscar soluções que integrem tecnologia, sustentabilidade e educação.

Oi Tonomundo deste ano foi realizado em Pirenópolis - Goiás nos dias 28, 29 e 30 de abril com o Tema Educação Sustentável. Participaram do evento cerca de 200 representantes de escolas e 85 representantes das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação de todo Brasil.


O evento é realizado desde 2004 com o intuito de proporcionar um espaço de troca de experiências e formação presencial através de palestras e oficinas para os professores que trabalham com o programa OI Tonomundo nas escolas em rede nacional.


A programação do encontro contou com dois dias de formação intensiva (palestras e oficinas), totalizando 12h de trabalho, e de um terceiro dia para integração e troca de experiências entre os educadores, que tiveram a oportunidade de entrar em contato com profissionais de todo o país, especialistas renomados e, com isso, adquiriram novos conhecimentos, aplicáveis na escola em suas salas de aula e em outros espaços educativos.



1 - Palestrantes do Evento:

· SERGIO BESSERMAN - respeitados especialistas em sustentabilidade do país, convidou a platéia a fazer uma viagem através do tempo, desde a criação do mundo há milhões e milhões de anos até os dias de hoje, abordando o antagonismo na relação homem/natureza e suas conseqüências para o nosso dia a dia. Carioca, formado pela PUC-RJ, tem uma carreira com passagens pelo BNDES, prêmios e a presidência do IBGE. Ambientalista, é membro do conselho diretor da WWF-Brasil e trabalha no tema Mudanças Climáticas desde 1992. É Consultor da Prefeitura do Rio e Janeiro para Sustentabilidade.

· ROGER TAVARES - professor e pesquisador universitário Roger Tavares, referência na área de videogames no Brasil, e o subsecretário de projetos estratégicos da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Rafael Parente. "Doutor em videogames" pela PUC-SP, ativista da cultura dos games no Brasil, e fundador da Comunidade Game cultura, Tavares realiza palestras, eventos, e consultoria em games, design e educação. Sua empresa, Gamecultura, tem atuado em diversos segmentos da área de games, e atendido diversas empresas, instituições e escolas. Atualmente realiza pesquisa de pós-doutorado, sobre o tema Inteligência e Videogames, e é um “quase-exímio” jogador de Guitar Hero.

· RAFAEL PARENTE - Humano, educador, pesquisador e apreciador do bom humor. Formado em publicidade, mestre em gestão da educação e tentando terminar um PhD em educação internacional e desenvolvimento pela NYU. Atualmente, trabalha como subsecretário de projetos estratégicos da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

2 – Oficinas do Evento:

A) A Educopédia - plataforma de aulas digitais criada em parceria entre o Oi Futuro e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro que contém material de suporte aos professores, planos de aula, jogos pedagógicos e vídeos com o objetivo de tornar o ensino mais atraente e mobilizador para os alunos teve duas oficinas no evento:

· Diagnóstico e Plano Individual de Estudos;

· Teorias Pedagógicas que embasam o projeto.

B) O tema Escolas Sustentáveis também foi dividido em duas oficinas:

· Apresentação detalhada dos eixos que constituem os pilares do projeto de Escolas Sustentáveis;

· Construir imaginários com desenhos dos professores a partir da reflexão sobre habitantes, hábitos e habitat. Também haverá as dinâmicas Fábrica de Games, Rally da Educação, Idéias Oi Conecta e Mídia Educação.


Texto: Iza Parra

Nenhum comentário: