6 de abril de 2011

NTE debate as questões da tecnologia educacional




Essa semana aconteceu na Escola “Petrônio Barcelos” uma reunião com os coordenadores de laboratórios de informática da rede de ensino da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e que contou com as participações de diretores, supervisores pedagógicos e representantes de ensino.


Um dos objetivos do encontro foi mostrar a proposta de trabalho cooperativo do novo Governo, que será executado junto com a equipe de educadores das escolas estaduais. O modelo de gestão segue as diretrizes do Programa de Informática (Proinfo), que dará o suporte necessário para o desenvolvimento das ações na área de tecnologia educacional.


O Ministério da Educação e Cultura (MEC) está dotando as escolas com computadores e a proporção é de um computador por aluno, sendo que oito escolas em Rondônia já estão dentro do programa do Governo Federal e que vem tendo um acompanhamento por parte da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A formação da escola, por intermédio do curso continuado e a formação de serviço dentro do Núcleo de Tecnologia tem hoje em cinco municípios rondoniense, a saber: Porto Velho, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena.

O Programa de Tecnologia Educacional, que está subordinado a Gerência de Programas Especiais, também foi objeto de exposição e Lucivanio Albuquerque, da Gerência Técnica de Informática, fez uma ampla explanação sobre a infra-estrutura que está sendo desenvolvida, especialmente com os e-mails corporativo e o spark (mensageiro instantâneo) com todas as ferramentas livres e a custo zero para os cofres públicos do Estado. Paulo Eduardo Vasconcelos, subgerente da Gerência Tecnológica Educacional, comentou os projetos que estão em andamento e citou os diários eletrônicos e o sistema de gestão LIE (Laboratório de Informática Educativo), mostrando a importância das ações da área da tecnologia e informática para o processo educacional.




A coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional de Porto Velho, Adriana Lima Abreu, durante a sua exposição, falou sobre a metas a serem atingidas na formação dentro da jurisprudência de Porto Velho, que engloba – dentre outros – os municípios de Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Ariquemes, Rio Crespo, Alto Paraíso, Buritis, Campo Novo, Monte Negro, Machadinho, Cacaulândia com os seus respectivos distritos.


Atualmente, o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) é composto por uma coordenação de tecnologia educacional e nove formadores, que atuam como multiplicadores de informações.


Fonte: Ass. Imprensa SEDUC

Autor: Antônio Queiroz

Nenhum comentário: