Essa semana aconteceu na Escola “Petrônio Barcelos” uma reunião com os coordenadores de laboratórios de informática da rede de ensino da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e que contou com as participações de diretores, supervisores pedagógicos e representantes de ensino.
Um dos objetivos do encontro foi mostrar a proposta de trabalho cooperativo do novo Governo, que será executado junto com a equipe de educadores das escolas estaduais. O modelo de gestão segue as diretrizes do Programa de Informática (Proinfo), que dará o suporte necessário para o desenvolvimento das ações na área de tecnologia educacional.
O Ministério da Educação e Cultura (MEC) está dotando as escolas com computadores e a proporção é de um computador por aluno, sendo que oito escolas em Rondônia já estão dentro do programa do Governo Federal e que vem tendo um acompanhamento por parte da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A formação da escola, por intermédio do curso continuado e a formação de serviço dentro do Núcleo de Tecnologia tem hoje em cinco municípios rondoniense, a saber: Porto Velho, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena.
O Programa de Tecnologia Educacional, que está subordinado a Gerência de Programas Especiais, também foi objeto de exposição e Lucivanio Albuquerque, da Gerência Técnica de Informática, fez uma ampla explanação sobre a infra-estrutura que está sendo desenvolvida, especialmente com os e-mails corporativo e o spark (mensageiro instantâneo) com todas as ferramentas livres e a custo zero para os cofres públicos do Estado. Paulo Eduardo Vasconcelos, subgerente da Gerência Tecnológica Educacional, comentou os projetos que estão em andamento e citou os diários eletrônicos e o sistema de gestão LIE (Laboratório de Informática Educativo), mostrando a importância das ações da área da tecnologia e informática para o processo educacional.
A coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional de Porto Velho, Adriana Lima Abreu, durante a sua exposição, falou sobre a metas a serem atingidas na formação dentro da jurisprudência de Porto Velho, que engloba – dentre outros – os municípios de Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Ariquemes, Rio Crespo, Alto Paraíso, Buritis, Campo Novo, Monte Negro, Machadinho, Cacaulândia com os seus respectivos distritos.
Atualmente, o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) é composto por uma coordenação de tecnologia educacional e nove formadores, que atuam como multiplicadores de informações.
Fonte: Ass. Imprensa SEDUC
Autor: Antônio Queiroz
Nenhum comentário:
Postar um comentário