25 de maio de 2010

Oi Futuro abre seleção para projetos de desenvolvimento de tecnologia social em todo o país

A abertura da 7ª edição do Programa Oi Novos Brasis 2010 será no dia 25 de maio



O Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, lança no próximo dia 25 de maio o edital de seleção para o Programa Oi Novos Brasis 2010. O programa de apoio técnico e financeiro para projetos sociais busca viabilizar idéias inovadoras de todo país que utilizem a tecnologia da informação e comunicação para acelerar o desenvolvimento humano.

A seleção terá como foco o desenvolvimento de tecnologias sociais que possam ser reaplicadas em grupos sociais semelhantes. Os projetos inscritos devem atender a um dos seguintes campos de atuação: ações educacionais complementares ao sistema de educação formal, qualificação profissional voltada para geração de trabalho e renda e ampliação do acesso aos direitos humanos, econômicos, sociais ou ambientais. Serão valorizados critérios como criatividade, inovação, capacidade de apresentação de diagnóstico da comunidade atendida e de monitoramento do trabalho realizado.

Cada organização poderá inscrever até quatro projetos, mas apenas um deles poderá ser selecionado. O processo de seleção dos projetos sociais ainda levará em consideração os seguintes temas transversais:

· Promoção da Igualdade (Social, Étnica ou de Gênero)

· Sustentabilidade (Econômico, Social e Ambiental)

· Promoção de Saúde Física e Mental

· Processos de Organização Comunitária

· Fortalecimento de Redes Sociais

· Melhoria de Processos de Ensino/Aprendizagem

· Desenvolvimento de Instituições do Terceiro Setor

O Oi Novos Brasis é um dos principais programas do Oi Futuro. No ano passado, o instituto investiu só neste programa cerca de R$ 2,3 milhões e desde o lançamento do programa, em 2004, já beneficiou mais de 40 mil pessoas em mais de 70 projetos. “Além de ampliar a dimensão nacional, em 2010, o Oi Novos Brasis prioriza os campos de atuação em ações educacionais, qualificação profissional e acesso aos direitos humanos, econômicos, sociais ou ambientais”, diz Wellington Silva, Diretor de Comunicação do Oi Futuro.

O edital é voltado para organizações sem fins lucrativos e devidamente legalizadas. Após a seleção dos projetos, que será realizada por um grupo de especialistas, o Oi Futuro acompanhará a implantação de cada iniciativa, auxiliando na gestão e na avaliação do impacto das atividades. .

O Zelous - Telemedicina Preventiva a Favor das Crianças e Adolescentes Diabéticos Insulino-dependentes, em São Paulo, Sertão.Net na Escola, realizado pela Associação de Policultores de Cafarnaum, que promove encontros com crianças do interior e capital da Bahia através de videoconferências,. Inclusão Digital e Profissional de Jovens em Comunidades Rurais do Tocantins e Educação Inclusiva, que é realizado em Sergipe pelo Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação_IPTI são algumas das iniciativas selecionadas pelo Oi Novos Brasis no ano passado.

Por apostar no desenvolvimento de soluções sociais, o Oi Novos Brasis dispõe ainda de uma rede virtual de relacionamento para troca de experiência entre os parceiros. Também são realizados encontros anuais, onde os integrantes das organizações parceiras se conhecem pessoalmente e iniciam conversas para parcerias concretas.

As inscrições, assim como o regulamento de participação, estarão disponíveis no site oifuturo.org.br/oinovosbrasis2010 de 25 de maio a 26 de julho.

Sobre o Oi Futuro

O Oi Futuro tem a missão de desenvolver, apoiar e reconhecer ações educacionais e culturais inovadoras, que promovam o desenvolvimento humano, utilizando tecnologia de comunicação e informação. O principal foco das ações do instituto de responsabilidade da Oi é a promoção de um futuro melhor para a juventude brasileira, reduzindo distâncias geográficas e sociais. Os programas Oi Tonomundo, Oi Kabum! (escolas de arte e tecnologia), NAVE e Oi Novos Brasis atendem 600 mil crianças e jovens,. O Oi Conecta, um programa em parceria com o Governo Federal, leva banda larga a mais de 37 mil escolas públicas, beneficiando cerca de 24 milhões de alunos. Na área cultural, o Oi Futuro atua como gestor do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades. O Oi Futuro apóia, ainda, projetos aprovados pelo FIA – Fundo para Infância e Adolescência - FIA e pela Lei de Incentivo ao Esporte. A Oi foi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos sócio-esportivos inseridos na nova Lei. www.oifuturo.org.br


Nenhum comentário: