22 de janeiro de 2010

PTE apresenta balanço de 2009 e perspectivas para 2010



v





Durante o ano de 2009 o Programa de Tecnologia Educacional (PTE) atuou na formação de professores e estruturação de Laboratórios de Informática Educativa (LIE’s) em escolas da Rede Estadual de Ensino, nos 52 municípios de Rondônia. Os técnicos do PTE também dedicaram suas atenções a projetos pioneiros. Nesta categoria está o projeto “Telinha de Cinema” que capacitou 40 alunos das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Flora Calheiros e Marcelo Cândia, de Porto Velho. Cerca de 40 vídeos foram produzidos por estes alunos no segundo semestre de 2009. A apresentação do trabalho aconteceu em concorrida mostra realizada no Cine Veneza, no mês de dezembro. *

O PTE foi além dos projetos. Os trabalhos em 2009 também tiveram como foco as capacitações. O curso “Ensinando e Aprendendo” capacitou 3.200 professores com as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC’s), dotando os educadores de conhecimentos necessários para atuar em suas áreas utilizando os recursos tecnológicos existentes.

Outra ação importante realizada foi a implantação de mais 43 Laboratórios de Informática Educativa. Estes laboratórios são dotados de 17 terminais. Todos estão conectados a Internet, totalizando hoje 267 Laboratórios em todo o Estado. O PTE ainda atuou capacitando cerca de 200 profissionais no programa “Formação pela Escola”. Esse programa aperfeiçoou e fortaleceu a atuação de gestores, técnicos, conselheiros e outros que já atuam ou estejam interessados em atuar na gestão, execução, prestação de contas e no controle social dos recursos públicos destinados aos programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE): Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE) e Programas do Livro (PLi).

“Fechando 2009 iniciamos a formação de 600 professores no módulo básico do Programa Mídias na Educação e realizamos a aula inaugural para 220 outros professores que farão durante um ano e meio o curso de Especialização em Tecnologia Educação pela PUC-RJ, na modalidade à distância. Para a realização destas ações no ano passado, o PTE investiu cerca de 700 mil reais. Os programas e projetos realizados em 2009 terão continuidade neste ano. Temos como meta o atendimento a mais de 4.000 professores e também a implantação de 50 novos laboratórios de informática educativa. Todas as escolas da rede estadual urbana serão conectadas à Internet em 2010”, finalizou Valmir Souto, coordenador do PTE.

Anfrízio Santana


Fonte: Assessoria

Nenhum comentário: