18 de novembro de 2008

PROINFO INTEGRADO


O ProInfo é desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (SEED), por meio do Departamento de Infra-Estrutura Tecnológica (DITEC), em parceria com as Secretarias de Educação Estaduais e Municipais. O programa funciona de forma descentralizada, sendo que em cada Unidade da Federação existe uma Coordenação Estadual do ProInfo, cuja atribuição principal é a de introduzir o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas da rede pública, além de articular as atividades desenvolvidas sob sua jurisdição, em especial as ações dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs).

O ProInfo Integrado é uma ação de formação continuada com duração total de 180 horas que são divididas em três etapas. Iniciada em maio, a primeira fase, de 40 horas, aborda informações básicas sobre educação digital com base no sistema Linux Educacional software livre criado especialmente para as escolas públicas brasileiras. Com 100 horas, a segunda etapa aborda a aplicação das tecnologias de informação e comunicação na educação, conhecidas como TICs. E para finalizar há ainda outras 40 horas adicionais dedicadas à complementação local e elaboração de projetos.

Resultado da colaboração entre a Secretaria de Educação a Distância (Seed), as secretarias estaduais de educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o programa tem como meta capacitar 100 mil professores de todo o país até 2010. Em Rondônia a meta é atingir 4.300 professores sendo que a primeira etapa de 40 horas já está em fase de conclusão.

Nenhum comentário: