30 de maio de 2011

REN de Ariquemes promove capacitação em TIC's

A Representação de Ensino de Ariquemes estará realizando nos dias 30/31 de maio e 01 de junho no Auditório da Escola Migrantes ao lado da REN, as 08h00min o 3º Encontro de Professores Estaduais de Capacitação com as TIC’s , que serão trabalhados os seguintes assuntos: Segurança de Dados nas Escolas; Formas Eficazes e seguras de pesquisas na internet; Writer; Calc e Impress; Facebook; Twitter; entre outros.

O evento contará com a presença do Coordenador da TV Escola Estadual-TVE e dos Professores Formadores do Programa de Tecnologia da Educação - PTE onde os mesmos realizarão palestras.

Participarão da capacitação as escolas estaduais dos Municípios de Ariquemes, Alto Paraíso, Rio Crespo, Cacaulândia e Cujubim.

A representação de ensino conta com a participação de todos, “será um grande prazer receber todos vocês”; diz a REN de Ariquemes.

Texto: Iza Parra

25 de maio de 2011

Guajará- Mirim em Alta com as Tecnologias.


Nos dias 10, 11 e 12 de maio nas Escolas ALMIRANTE TAMANDARÉ E SIMON BOLIVAR no Município de Guajará Mirim oconteceu o Encontro Presencial do Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC – OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE BLOGS – Referente a Unidade 2: Internet, Hipertexto e Hipermídia. As responsáveis pelo evento foram as Multiplicadoras do NTE/PVH: Mariléia Simoa e Rita Lindomar Souza e os Tutores: Maria Conceição Zeballos e Francisco Ledson de Oliveira.

Também contribui com a capacitação a Multiplicadora do NTE/PVH Edilene Teixeira que estava no município a serviço do Programa Formação pela escola e auxiliou no atendimento aos professores durante o curso. O grande momento da formação foi a criação de Blogs Pedagógicos e a discussão dessa importante ferramenta da web.

Os objetivos da formação foram o de apresentar a internet como espaço de colaboração e de publicação, passível, inclusive, de ser espaço tanto de pesquisa como para publicação do que se faz na escola. Participaram 85 professores das escolas estaduais do município que possuem Laboratórios de Informática.

A realização da capacitação foi a cargo do Núcleo de Tecnologia de Porto Velho com o apóio da REN/Guajará-Mirim, diretores das escolas envolvidas, dos tutores locais e do grande interesse dos professores em utilizar as TICs – Tecnologias da Informação e comunicação na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que aprimorem a aprendizagem dos alunos.




Texto: Iza Parra
Fonte: NTE/PVH

20 de maio de 2011

Informativo do uso do LIE

Cartilha destinada ao Coordenador de Laboratório no uso das suas atribuições nas suas respectivas unidades escolares.

Para maiores informações acesse o link:


14 de maio de 2011

Blog do Confúcio Moura – Sabatina 14th maio, 2011| Publicado por: Admin

Alguns parágrafos do texto Sabatina

Vou fazer uma sabatina. Quer dizer – testar a taboada do 7 e do 9. É o que se tem que fazer. Sabatina quer dizer avaliar, medir, conferir. Eu mesmo tremia de medo da taboada. No meu tempo de primário ainda havia palmatória. E meu pai mesmo tinha a esta mania de conferir os filhos. Papel furado sobre as letras do alfabeto. Sobre sílabas. E pegava a taboada dos 7 de cima pra baixa e baixo pra cima. Quando errava, já sabia, ele me agarrava na orelha e dava aquele estirão fino de morrer. Era assim. Deus me livre!


Claro que hoje nem se poderia fazer o mesmo com nenhum aluno. Mas avaliar o conhecimento do aluno, um a um, aí sim, pode e deve ser feito. Estado inteiro, sempre, do professor também. Gravar uma aula para depois conferir e avaliar. Ver o nível de equilibrio da sala. A disciplina. Avaliar a escola, o diretor, e premiar os melhores. Dar prêmio para a melhor escola. Além de mais dinheiro, mais investimento nela. E a pior só ganharia alguma coisa mediante projeto pedegógico novo, e se fosse dando a conta gotas até que houvesse reação. A preparação continuada do professor, no chão da escola, ali mesmo, com a direção, supervisão, coordenação, orientação levando o treinamento a todos....


...Vejo, por exemplo, minha mulher a Maria Alice, médica de 35 anos de formada. Nunca a vi um ano sem viajar para congressos médicos, Brasil e fora dele, para aumentar mais o seu conhecimento em ultrassonografia e ginecologia. É assim. Ninguém que se formou em qualquer coisa pode ficar parado no tempo. Por exemplo, um médico depois de 20 anos sem aperfeiçoamento se transforma num rotineiro e raso. Já nem se pode mais considerá-lo médico. Assim, com o mesmo raciocínio, para todos as áreas. Todo mundo deve estudar depois de graduado. A formação básica lhe dá apenas a chave para abrir portas. E mais nada...


...Ouvi ontem num discurso, na posse do Dr. Everton como o novo Procurador de Justiça do Estado – mais ou menos assim: e eu que estou agora na administração pública, que decepção terei se nada fizer, pelo menos uma ação que possa de fato mudar o mundo para melhor. Ah! que Deus e o poderoso universo convirja suas forças para mim, para que umazinha apenas, e que seja grande, me permita ser útil a humanidade, que não seja humanidade, o Estado de Rondônia. Pra mim já será o máximo.


E a pergunta que faço aos meus servidores públicos, gerentes, diretores, secretários, enfim, todos, neste sábado, olhar pra trás e fazer um exame da semana que está terminando, o que foi feito, meus amigos, o que foi feito mesmo, na semana, para melhorar o nosso Estado. O que foi feito para dar melhores condições na escolas, nos hospitais, nas estradas, nas obras civis, no planejamento? Isto é sabatina. Conferir o que se fez e o que se sabe. Vamos em frente.

Encontro dos Coordenadores do NTE de Ji-Paraná.





No Dia 11 de maio aconteceu o encontro dos coordenadores dos Municípios e Distritos pertencentes à Jurisdição do Núcleo de Tecnologia – NTE de Ji-Paraná.


O evento superou todas as expectativas, pois contou com a presença dos representantes das escolas de Ji-Paraná, Jaru, Ouro Preto, Presidente Médici, Alvorada do Oeste, Mirante da Serra, Nova União, Governador Jorge Teixeira, Colina Verde, Theobroma, Rondominas, Vale do Paraíso, Vale do Anari, Urupá, Tarilândia,Teixeirópolis.

O Encontro dos coordenadores contou também com a participação do Coordenador do Programa de Tecnologia Educacional - PTE da SEDUC Professor Paulo Eduardo através de vídeo conferência.

Na oportunidade o Coordenador do PTE destacou a preocupação desta gestão em tornar o Sistema Educacional de fato informatizado. Destacou ainda a necessidade de intensificar as formações em serviço e que os NTE’s devem estar atentos às metas e aos prazos pré estabelecidos no planejamento anual.
Em seguida alguns coordenadores fizeram os questionamentos quanto à:

• gratificação dos professores que estão lotados nos laboratórios e NTEs;
• internet banda larga para as escolas que ainda não receberam;
• reposição de equipamentos;
• motivação dos professores para os cursos de formação em exercício.

A multiplicadora Cleodoana destacou que a grande dificuldade encontrada é, realmente, a falta de motivação dos professores em iniciar e/ou continuar com as formações em exercício. No entanto, a tendência da política educacional é buscar valorizar aqueles que estão em processo de formação continuada.

O subgerente Paulo reforçou que a falta de motivação, infelizmente, é um problema vivenciado em todas as escolas, e que uma forma de motivar os professores é a perspectiva de valorização com base na capacitação e formação em serviço.

Paulo solicitou ainda da coordenadora do NTE, Maria Helena, um levantamento da real situação das escolas (internet/ suporte para internet, equipamentos e reposição, condições elétricas – com parecer de um engenheiro) para encaminhar posteriormente a coordenação de Porto Velho.



Na seqüência, foi apresentado o vídeo, PICA PAU - OS TRABALHADORES DA FLORESTA, com objetivo de despertar para a necessidade e a importância de se realizar os registros das ações dos laboratórios e em seguida foi apresentado o relatório do Sistema de Gerenciamento e também foi feito o levantamento das situações dos LIES nos municípios (sistema operacional, internet, manutenção, entre outros).

Maria Helena informou a todos os presentes que no segundo semestre abrirão novas turmas para os cursos do Proinfo Integrado, para tanto solicitou um levantamento dos interessados em participar das formações. As inscrições serão realizadas no blog dos NTE.

A Equipe no NTE de Ji-Paraná Parabenizou e agradeceu a todos pela participação." Superaram as dificuldades e compareceram em massa ao encontro"; falou a equipe.

Fonte: NTE/ Ji-Paraná.



Fotos: NTE/Ji-Paraná

9 de maio de 2011

Café da Manhã Especial para as Mães na GTI




Aconteceu na sexta-feira pela manhã dia 06 de maio um café da manhã em comemoração ao dia das Mães. O Gerente da Gerência de Tecnologia - GTI Lucivânio Campelo de Albuquerque deu as Boas Vindas e na oportunidade Parabenizou todas as mães pelo seu dia.Dando continuidade a homenagem foi feita uma oração de agradecimento a Deus por todas as Mães e em especial para as mães da SEDUC.


Na seqüência foi servido o café da manhã com vários quitutes e um bolo delicioso feito com todo carinho pela esposa do Gerente da GTI. “Maria Antonia fez questão de fazer esse bolo para comemorarmos o dia das mães” disse Lucivânio.


Em seguida o Gerente da GTI juntamente com seu Subgerente Paulo Eduardo, com a Coordenadora do NTE Adriana Lima e do Coordenador do Programa Formação pela Escola Magno Martins entregaram lembrancinhas para todas as mães presentes.





Texto e Fotos: Iza Parra




Definição da Palavra Mãe.

Mãe
Mãe não entende se você não come tudo que está no prato.
Mãe não aceita desculpas do tipo 'Se os outros podem, por que eu não posso?'.

Mãe responde: 'Os outros não são meus filhos'.
*****
Mãe adora ouvir o barulho da fechadura quando o filho chega.
Mãe tem cheiro de banho, tem cheiro de bolo, tem cheiro de casa limpa.
*****
Mãe fica assustada quando vê o caso daquela modelo que morreu de anorexia:
'Eu já falei pra você comer tudo!'
Mãe fica assustada quando lê notícia de assalto.
Mãe fica assustada quando lê notícia de acidente.
Mãe fica assustada quando lê notícia de briga.
Mãe fica assustada quando lê notícia.
Mãe fica assustada.
*****
Mãe não está nem aí para o que os outros pensam.
Mãe foge com o filho para o Egito, montada num burrico.
Mãe tem sonho.
Mãe tem pressentimento.
Mãe tem sexto sentido e sétimo, oitavo, nono, décimo.
Mãe não faz sentido (para quem não é mãe).
*****
Mãe chora ao pé da cruz.
Mãe chora em rebelião.
Mãe chora se o filho é messias ou bandido..
Mãe acredita.
Mãe não pode ser testemunha no tribunal.
Mãe é café com leite.
Café com leite, pão com manteiga, biscoito, bolacha de água e sal, banana cozida.
E ainda faz você levar um pedaço de bolo pra casa.
*****
Mãe só tem uma, mas é tudo igual.
Mãe espera o telefone tocar.
Mãe espera a campainha tocar.
Mãe espera o resultado do vestibular.
Mãe espera o carteiro.
Mãe moderna espera e-mail.
Mas espera.
Mãe sempre espera.
*****
Mãe reclama e reclama, mas ama. Ama incondicionalmente!
Assim, verbo intransitivo, como queria Mário de Andrade.
Porque, se é mãe, já se sabe o que ela ama.
A culpa é da mãe, dizem os freudianos superficiais.
Os verdadeiros freudianos sabem que, sem mãe, nada feito.
*****
Uma amiga costuma dizer: 'Pai é palhaço, mãe é de aço'.
A frase é interessante, porque o aço é uma liga de ferro e carbono.
Ferro é o símbolo da força; carbono é o elemento presente em todos os organismos vivos.
A mãe constitui a liga entre a fragilidade e a força do indivíduo.
Não há algo mais vulnerável e mais sólido que a maternidade.
Mãe é de aço.
*****
A esta altura, você deve estar perguntando:
'Mas por que esse cara está falando tanto de mãe?'
A verdade é que eu não sei.
Talvez seja porque a palavra mãe não tenha equivalente.
Já notaram? Mãe só rima com mãe.

(autoria desconhecida)

5 de maio de 2011

Telinha na Escola retoma as atividades em Rondônia


O projeto, que está estimulando o uso pedagógico do celular, inicia as aulas de 2011 em duas novas escolas de Porto Velho.

A rotina das escolas Jorge Vicente Salazar (Cohab Floresta II) e da Escola São Luis (JK II) já começou a mudar com a chegada do projeto Telinha na Escola, desenvolvido pela ONG Casa da Árvore em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) e a empresa de telefonia Vivo. Em cada uma das unidades de ensino, uma turma de dez alunos, com idade entre 10 e 14 anos, aproveita o contraturno para aprender a produzir vídeos com telefone celular. A experiência de produzir conhecimento artístico e tecnológico dentro das escolas públicas tem o objetivo de ampliar o repertório cultural dos alunos e diversificar os recursos didáticos para o conteúdo curricular.

As aulas do projeto Telinha na Escola acontecem duas vezes por semana e são realizadas por uma equipe pedagógica formada por universitários do curso de Comunicação Social da Uniron, e pela educadora Ariadne Joseane, coordenadora pedagógica da Secretaria de Estado da Educação e especialista em Mídias. A oficina tem a duração de dois meses e neste período os alunos desenvolvem suas habilidades para a criação de roteiros, produção de áudio e vídeo, edição e compartilhamento. Como recursos didáticos, os educadores do projeto introduzem o uso de outras ferramentas do telefone celular como recurso didático, como a conexão sem fio, bluetooth e agenda, além de editores de imagem e texto. Os temas para as produções serão elaborados com a participação da equipe pedagógica de cada escola, para que o exercício de criação artística e de desenvolvimento tecnológico, também possa contribuir para o aprendizado formal dos alunos.


Para este ano outras três escolas da periferia de Porto Velho receberão o projeto. Em cada uma das unidades de ensino será oferecida a oficina de vídeo com celular para uma turma de dez alunos. O projeto Telinha na Escola acontece desde 2009 em Rondônia e já atendeu as escolas estaduais Petrônio Barcellos, Flora Calheiros, Marcelo Cândia, Rio Branco e Oswaldo Piana. “Tenho acompanhado a evolução do projeto, assim como os vídeos produzidos pelos alunos, e para a Vivo é uma grande satisfação poder contribuir e ver como alguns alunos em Porto Velho estão aprendendo melhor”, comentou Heriberto Liberatti, gerente regional da Vivo AC/RO.

As produções dos alunos estão disponíveis no blog do projeto
(www.telinhanaescolarondonia.blogspot.com).
Fonte: Assessoria de Comunicação Vivo


Tecnologia



Segundo Beatriz de Paula Souza psicóloga e mestre em psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da USP (IPUSP) o analfabetismo, notadamente nos grandes centros urbanos vem se tornando crescentemente um importante fator de exclusão social, com todos os riscos implicados, como o aumento da violência, por exemplo.

Numa sociedade em que a tecnologia desenvolve-se rapidamente, dispensando cada dia mais os trabalhos não qualificados, o nível mínimo de escolarização exigido vem subindo de patamar. Inserir-se no mercado de trabalho sem o certificado de conclusão do ensino fundamental é tarefa cada vez mais difícil.

Ler muito pouco ou quase nada é, a partir do início da adolescência, um fator de risco social e de vulnerabilidade frente aos apelos da criminalidade. O analfabetismo é fator de exclusão também da possibilidade de acesso a um oceano de informações, numa sociedade letrada como a nossa. Por exemplo, exercer um papel ativo frente aos instrumentos e ferramentas da informática, que vêm se fazendo presentes no cotidiano do cidadão comum, torna-se praticamente impossível.




A tecnologia esta se desenvolvendo cada vez mais e facilitando a vida das pessoas e é imprescindível nos dias de hoje. Por exemplo, podemos acessar nossa conta bancária e fazer pagamentos pela internet, realizando muitas tarefas sem precisar sair de casa ou do escritório nem perdendo tempo em filas ou com a locomoção.



Os telefones celulares podem ser usados para a comunicação verbal, envio de mensagens escritas, jogar, ler notícias - alguns até são minicomputadores. Enfim, as inovações tecnológicas nos ajudam a viver melhor. Mesmo assim algumas pessoas desconfiam delas. Ao mesmo tempo, quando têm de usar as facilidades do mundo moderno, perguntam-se como agüentaram tanto tempo sem aquilo.



De certa forma podemos comparar nossa relação com a tecnologia com o relacionamento do homem com Deus. Ou seja, com Deus nossa vida é incomparavelmente melhor. Mas mesmo assim como alguns desconfiam da tecnologia, muitos ficam intrigados com a “facilidade” para ter a vida com Deus e tudo o que ela inclui.

Quem conhece Cristo, não entende mais como podia viver sem ele e da mesma forma quem conhece e utiliza as tecnologias da comunicação e da informação - TIC’s e o computador como uma ferramenta pedagógica também não conseguem mais ficar sem essa poderosa ferramenta no seu cotidiano. E o que acreditamos e trabalhamos para que cada dia mais as nossas escolas faça uso das Tecnologias para a melhoria da educação no Estado de Rondônia.



Texto: Iza Parra

Gerencia de Tecnologia da Informação – GTI em Campo.





Tendo como meta principal a funcionalidade dos Laboratórios de Informática Educativa, a Gerencia de Tecnologia da Informação – GTI/SEDUC elaborou cronograma de viagem de 10 a 30/05 nos municípios ao longo da BR 364 com os seguintes objetivos:


· Verificação e manutenção dos Circuitos de Internet da Interlan/Seduc, com teste de cabeamento lógico e wireless;

· Testar o circuito de internet da rede MEC, manutenção preventiva e corretiva dos laboratórios de informática e dos setores administrativos das escolas e representações de ensino.

OBS.: A manutenção inclui os serviços de Formatação e instalação de sistemas operacionais, instalação de antivírus, pacote office (word, excel, etc..), acrobat reader, java, e outros softwares solicitados pela escola.

A equipe dos servidores que irão se deslocar para os municípios é formada pelos técnicos Gilson Nedson Ferreira, Ricardo Guedes e Francisco Queiros.

Cronograma de Viagem

· De 10 a 15/05/2011 a equipe estará em Cacoal atendendo:

1. Representação Ensino;

2. Escolas Bernado Guimarães;

3. EEEFM Carlos D. Andrade;

4. EEEFM Carlos Gomes;

5. EEEFM Celso Ferreira da Cunha;

6. EEEFM Honorina Lucas de Brito;

7. EEFM Mª Aurora Nascimento;

8. EEEFM Antonio G. Dias;

9. EEEFM Aurélio B. H. Ferreira;

10. EEEFM Graciliano Ramos;

11. EEEF Nossa Senhora do Carmo;

12. EEEFM Cora Coralina;

13. CEEJA Aida Fibirger de Oliveira;

14. EEEF Frei Caneca.

· De 16 a 20/05/2011 a equipe estará em Pimenta Bueno atendendo:

15. Representação Ensino;

16. EEEFM Raimundo E. Barbosa;

17. EEEFM Anísio Serrão;

18. EEEFM Orlando B. da Silva;

19. EEEF Sandoval Meira;

20. EEEF Frei Silvestre Bizzotto;

21. EEEFM Mal Cordeiro de Farias;

22. EEEFM Prof. Valdir Monfredinho;

23. EEEF Bom Sucesso.

24. CEEJA Glicéria Mª de Oliveira Crivelli.

· De 21 a 24/05/2011a equipe estará em Espigão do Oeste atendendo:

25. Representação Ensino;

26. EEEFM Sete de Setembro;

27. EEEF Mª Lourenço Cassiano;

28. EEEF Fernanda Souza de Paula;

29. EEEF Vinicius de Moraes;

30. EEEF Jerris Adriani Turati;

31. CEEJA Donizete R. da Silva

· De 25 a 26/05/2011a equipe estará em Ministro Andreazza atendendo:

32. EEEFM Nilo Coelho

· De 27 a 31/05/2011a equipe estará em São Miguel do Guaporé atendendo:

33. Representação de Ensino

34. EEEF Deonildo Caragnato

35. EEEFM Princesa Isabel

36. CEEJA Getulio Vargas


Texto: Iza Parra

Laboratórios de Informática Educativa - LIE em Ação.


Aconteceu ontem dia quatro (04) de maio na Escola Tancredo uma aula da disciplina de Geografia ministrada pela Professora Hilda Batista dos Santos no LIE para que os alunos pesquisassem as regiões geoeconômicas do Brasil.

A professora Formadora do NTE de Porto Velho Maria Lenilza Gurgel Silva falou que viu claramente o resultado do trabalho do Programa de Tecnologia Educacional, que atua na formação de professores para a utilização das Tecnologias da comunicação e informação – TIC’s e do uso do computador como uma ferramenta pedagógica ao visualizar o laboratório repleto de alunos . “Fiquei surpresa ao ver o encantamento dos alunos pesquisando sua aula na internet com a orientação de sua professora”; disse Lenilza.









A coordenadora do Laboratório de Informática Educativa - LIE da EEEFM Presidente Tancredo Neves Professora Djanira Serrath imediatamente registrou no Site de Sistema de gestão da Secretaria de Educação – SEDUC a aula realizada pela professora de geografia.

Texto: Iza Parra

3 de maio de 2011

Escola Rio Branco participa do Encontro Oi Tonomundo em Goiás


Representando a Escola Estadual Rio Branco de Porto Velho, as professoras Maria Aldenira Coutinho e Ana Claudia Ribeiro participaram do encontro OI Tonomundo que teve como objetivo buscar soluções que integrem tecnologia, sustentabilidade e educação.

Oi Tonomundo deste ano foi realizado em Pirenópolis - Goiás nos dias 28, 29 e 30 de abril com o Tema Educação Sustentável. Participaram do evento cerca de 200 representantes de escolas e 85 representantes das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação de todo Brasil.


O evento é realizado desde 2004 com o intuito de proporcionar um espaço de troca de experiências e formação presencial através de palestras e oficinas para os professores que trabalham com o programa OI Tonomundo nas escolas em rede nacional.


A programação do encontro contou com dois dias de formação intensiva (palestras e oficinas), totalizando 12h de trabalho, e de um terceiro dia para integração e troca de experiências entre os educadores, que tiveram a oportunidade de entrar em contato com profissionais de todo o país, especialistas renomados e, com isso, adquiriram novos conhecimentos, aplicáveis na escola em suas salas de aula e em outros espaços educativos.



1 - Palestrantes do Evento:

· SERGIO BESSERMAN - respeitados especialistas em sustentabilidade do país, convidou a platéia a fazer uma viagem através do tempo, desde a criação do mundo há milhões e milhões de anos até os dias de hoje, abordando o antagonismo na relação homem/natureza e suas conseqüências para o nosso dia a dia. Carioca, formado pela PUC-RJ, tem uma carreira com passagens pelo BNDES, prêmios e a presidência do IBGE. Ambientalista, é membro do conselho diretor da WWF-Brasil e trabalha no tema Mudanças Climáticas desde 1992. É Consultor da Prefeitura do Rio e Janeiro para Sustentabilidade.

· ROGER TAVARES - professor e pesquisador universitário Roger Tavares, referência na área de videogames no Brasil, e o subsecretário de projetos estratégicos da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Rafael Parente. "Doutor em videogames" pela PUC-SP, ativista da cultura dos games no Brasil, e fundador da Comunidade Game cultura, Tavares realiza palestras, eventos, e consultoria em games, design e educação. Sua empresa, Gamecultura, tem atuado em diversos segmentos da área de games, e atendido diversas empresas, instituições e escolas. Atualmente realiza pesquisa de pós-doutorado, sobre o tema Inteligência e Videogames, e é um “quase-exímio” jogador de Guitar Hero.

· RAFAEL PARENTE - Humano, educador, pesquisador e apreciador do bom humor. Formado em publicidade, mestre em gestão da educação e tentando terminar um PhD em educação internacional e desenvolvimento pela NYU. Atualmente, trabalha como subsecretário de projetos estratégicos da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

2 – Oficinas do Evento:

A) A Educopédia - plataforma de aulas digitais criada em parceria entre o Oi Futuro e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro que contém material de suporte aos professores, planos de aula, jogos pedagógicos e vídeos com o objetivo de tornar o ensino mais atraente e mobilizador para os alunos teve duas oficinas no evento:

· Diagnóstico e Plano Individual de Estudos;

· Teorias Pedagógicas que embasam o projeto.

B) O tema Escolas Sustentáveis também foi dividido em duas oficinas:

· Apresentação detalhada dos eixos que constituem os pilares do projeto de Escolas Sustentáveis;

· Construir imaginários com desenhos dos professores a partir da reflexão sobre habitantes, hábitos e habitat. Também haverá as dinâmicas Fábrica de Games, Rally da Educação, Idéias Oi Conecta e Mídia Educação.


Texto: Iza Parra