28 de janeiro de 2010

Nove dicas para usar bem a tecnologia

Professores aqui daremos algumas dicas de como utilizar de forma pedagógica a tecnologia de informação e comunicação na sala de aula.Vamos iniciar o ano letivo e este é um bom momento para refletir e planejar na semana pedagógica a melhor maneira de inserir as tecnologias disponíveis em sua escola no curriculo e em seu planejamento anual.Não esqueça que além da informática,temos tecnologias que podem e devem ser usadas durante todo o ano letivo:Televisão,DVD,Projetor de multimídias,rádio,celular, e outros...

O INÍCIO Se você quer utilizar a tecnologia em sala, comece investigando o potencial das ferramentas digitais. Uma boa estratégia é apoiar-se nas experiências bem-sucedidas de colegas.

O CURRÍCULO No planejamento anual, avalie quais conteúdos são mais bem abordados com a tecnologia e quais novas aprendizagens, necessárias ao mundo de hoje, podem ser inseridas.

O FUNDAMENTAL Familiarize-se com o básico do computador e da internet. Conhecer processadores de texto, correio eletrônico e mecanismo de busca faz parte do cardápio mínimo.

O ESPECÍFICO Antes de iniciar a atividade em sala, certifique-se de que você compreende as funções elementares dos aparelhos e aplicativos que pretende usar na aula.

A AMPLIAÇÃO Para avançar no uso pedagógico das TICs, cursos como os oferecidos pelo Proinfo (programa de inclusão digital do MEC) são boas opções.

O AUTODIDATISMO A internet também ajuda na aquisição de conhecimentos técnicos. Procure os tutoriais, textos que explicam passo a passo o funcionamento de programas e recursos.

A RESPONSABILIDADE Ajude a turma a refletir sobre o conteúdo de blogs e fotologs. Debata qual o nível de exposição adequado, lembrando que cada um é responsável por aquilo que publica.

A SEGURANÇA Discutir precauções no uso da internet é essencial, sobretudo na comunicação online. Leve para a classe textos que orientem a turma para uma navegação segura.

A PARCERIA Em caso de dúvidas sobre a tecnologia, vale recorrer aos próprios alunos. A parceria não é sinal de fraqueza: dominando o saber em sua área, você seguirá respeitado pela turma.

Fontes: Adriano Canabarro Teixeira, especialista de Educação e tecnologia da UFRGS, Maria de Los Dolores Jimenez Peña, professora de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação Da Universidade Mackenzie, e Roberta Bento, diretora da Planeta Educação.

Computadores são subutilizados em escolas

BRASÍLIA - Pesquisa realizada em 400 escolas públicas em 13 capitais brasileiras mostra que o tradicional problema de falta de infraestrutura está sendo superado pela falta de preparo para lidar com as novas tecnologias.

As escolas possuem computadores, mas falta treinamento para melhorar o uso das máquinas. Entre as instituições de ensino, 98% tem computador e 83% acesso a internet com conexão banda larga. Mas em poucas escolas os equipamentos são utilizados de forma eficiente na melhoria da aprendizagem.

“A formação inicial não prepara os professores para isso. Você precisaria combinar a disponibilidade dos recursos com a melhor formação para que a tecnologia fique a serviço da aprendizagem dos conteúdos escolares”, explica Ângela Danneman, diretora executiva da Fundação Victor Civita, responsável pela pesquisa.

Entre os professores entrevistados, 74% diz que foi pouco ou nada preparado para utilizar o computador como ferramenta pedagógica durante a sua formação. E mais da metade não participou de nenhum tipo de curso de atualização em tecnologias no último ano.

Nas escolas, os computadores se concentram em áreas administrativas ou no laboratório de informática. Em apenas 4% delas há máquinas nas salas de aula. Mesmo que a pesquisa indique que mais de 90% das escolas estão equipadas com computadores, Ângela aponta que não é possível dizer que o problema da infraestrutura foi superado.

“Seria simplista dizer que o problema não está na infraestrutura. A média de alunos das escolas nas capitais brasileiras é de 1 mil. E a minoria delas têm mais do que 30 computadores, então ainda temos a necessidade de ampliar a infraestrutura”, aponta. Apenas 15% das escolas têm mais de 30 máquinas, 28% entre 21 e 30, 29% entre 11 e 20 e 28% têm de um a dez.

A especialista destaca que é importante que os professores dominem não só o uso de ferramentas, mas saibam como utilizá-las na transmissão de conteúdos de forma a motivar o aprendizado. “Os jovens estão muito avançados no uso da internet, eles se comunicam em redes sociais, usam blogs, a escola precisa acompanhar isso. Mas precisa acompanhar fazendo o que é papel da escola, ou seja, na aprendizagem dos conteúdos”, defende.

Fonte:Agência Brasil

24 de janeiro de 2010

Com8s: nova tecnologia brasileira para a educação, libera versão teste para 100 usuários

Professores e estudantes do Paraná começaram a utilizar hoje, 22 de janeiro, a nova ferramenta colaborativa brasileira, o Com8s.
Segundo os empresários da Foresee Solutions, responsáveis pela criação e desenvolvimento desta rede, os 100 usuários irão testar o produto durante quatro semanas.
Após este período, o Com8s será lançado oficialmente, também nas versões em inglês e espanhol.
O Com8s:
Direcionado ao segmento educacional, a rede colaborativa será uma aliada de professores e alunos, permitindo a intensa comunicação entre ambos, mesmo quando estão fora da sala de aula.
Ao centralizar diversos aplicativos web em um único lugar, o Com8s disponibiliza aos seus usuários dois tipos de espaço: um individual, o I-space, onde é possível armazenar conteúdos pessoais; e os compartilhados, chamados de Co-space, que permitem convidar e agrupar colegas, compartilhar arquivos e mensagens, promover enquetes, grupos de discussão e, inclusive, realizar áudio e videoconferências.
Por ser uma ferramenta gratuita, o Com8s incentiva a democratização dos melhores serviços web, aproximando, de maneira prática e rápida, docentes e estudantes. É, sem dúvida, um salto ousado nos âmbitos tecnológico e educacional brasileiros.

Professores e estudantes do Paraná começaram a utilizar hoje, 22 de janeiro, a nova ferramenta colaborativa brasileira, o Com8s.Segundo os empresários da Foresee Solutions, responsáveis pela criação e desenvolvimento desta rede, os 100 usuários irão testar o produto durante quatro semanas.Após este período, o Com8s (http://com8s.com) será lançado oficialmente, também nas versões em inglês e espanhol. O Com8s: Direcionado ao segmento educacional, a rede colaborativa será uma aliada de professores e alunos, permitindo a intensa comunicação entre ambos, mesmo quando estão fora da sala de aula.Ao centralizar diversos aplicativos web em um único lugar, o Com8s disponibiliza aos seus usuários dois tipos de espaço: um individual, o I-space, onde é possível armazenar conteúdos pessoais; e os compartilhados, chamados de Co-space, que permitem convidar e agrupar colegas, compartilhar arquivos e mensagens, promover enquetes, grupos de discussão e, inclusive, realizar áudio e videoconferências.Por ser uma ferramenta gratuita, o Com8s incentiva a democratização dos melhores serviços web, aproximando, de maneira prática e rápida, docentes e estudantes. É, sem dúvida, um salto ousado nos âmbitos tecnológico e educacional brasileiros.

http://www.redenoticia.com.br/noticia/?p=22285

abraços digitais

Avanços na Educação com iniciativa e tecnologia brasileira

Será lançada, em janeiro de 2010, uma novidade tecnológica genuinamente brasileira que promete avanços no processo de ensino-aprendizagem do país e, possivelmente, do mundo. Trata-se de um novo ambiente virtual, chamado Com8s – uma alusão à palavra inglesa “comates”, que significa colegas – que centraliza diversos aplicativos web em um único lugar, melhorando a comunicação e interação entre professores e alunos.

Com8s - Tecnologia brasileira à serviço da Educação

Com8s - Tecnologia brasileira à serviço da Educação

A ferramenta, que também pode ser utilizada por qualquer usuário da Internet, é voltada para o segmento educacional e permite que professores e alunos compartilhem e editem conteúdos, criem grupos de estudo e fóruns, realizem provas, pesquisas, enquetes e videoconferências em tempo real, a qualquer momento, fora da sala aula. Desta forma, estudantes e docentes podem intensificar seus relacionamentos, visto que a maioria dos jovens passa boa parte do tempo navegando na Internet.

Interface do Com8s

Interface do Com8s

A novidade é um salto ousado no âmbito tecnológico e educacional do país, pois, sendo gratuita, incentiva a democratização do acesso aos serviços web de qualidade, além de aproximar os alunos dos seus mestres. Atualmente é possível cadastrar-se no site do Com8s, no entanto, somente no final de janeiro ele estará disponível para utilização, já em diversos idiomas.

Fonte:http://blog.cidandrade.pro.br/

22 de janeiro de 2010

PTE apresenta balanço de 2009 e perspectivas para 2010



v





Durante o ano de 2009 o Programa de Tecnologia Educacional (PTE) atuou na formação de professores e estruturação de Laboratórios de Informática Educativa (LIE’s) em escolas da Rede Estadual de Ensino, nos 52 municípios de Rondônia. Os técnicos do PTE também dedicaram suas atenções a projetos pioneiros. Nesta categoria está o projeto “Telinha de Cinema” que capacitou 40 alunos das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Flora Calheiros e Marcelo Cândia, de Porto Velho. Cerca de 40 vídeos foram produzidos por estes alunos no segundo semestre de 2009. A apresentação do trabalho aconteceu em concorrida mostra realizada no Cine Veneza, no mês de dezembro. *

O PTE foi além dos projetos. Os trabalhos em 2009 também tiveram como foco as capacitações. O curso “Ensinando e Aprendendo” capacitou 3.200 professores com as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC’s), dotando os educadores de conhecimentos necessários para atuar em suas áreas utilizando os recursos tecnológicos existentes.

Outra ação importante realizada foi a implantação de mais 43 Laboratórios de Informática Educativa. Estes laboratórios são dotados de 17 terminais. Todos estão conectados a Internet, totalizando hoje 267 Laboratórios em todo o Estado. O PTE ainda atuou capacitando cerca de 200 profissionais no programa “Formação pela Escola”. Esse programa aperfeiçoou e fortaleceu a atuação de gestores, técnicos, conselheiros e outros que já atuam ou estejam interessados em atuar na gestão, execução, prestação de contas e no controle social dos recursos públicos destinados aos programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE): Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE) e Programas do Livro (PLi).

“Fechando 2009 iniciamos a formação de 600 professores no módulo básico do Programa Mídias na Educação e realizamos a aula inaugural para 220 outros professores que farão durante um ano e meio o curso de Especialização em Tecnologia Educação pela PUC-RJ, na modalidade à distância. Para a realização destas ações no ano passado, o PTE investiu cerca de 700 mil reais. Os programas e projetos realizados em 2009 terão continuidade neste ano. Temos como meta o atendimento a mais de 4.000 professores e também a implantação de 50 novos laboratórios de informática educativa. Todas as escolas da rede estadual urbana serão conectadas à Internet em 2010”, finalizou Valmir Souto, coordenador do PTE.

Anfrízio Santana


Fonte: Assessoria